LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 8 de junho de 2010

O "EVANGELHO" DA COBIÇA

A Bíblia nos revela o perigo da cobiça! A satisfação do ego, Satanás levou Jesus para Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo. Aquele era o ponto mais alto da cidade... Cerca de 120 metros acima do vale do Quidron. Desse lugar privilegiado, o inimigo disse- lhe: "... Se tu és o filho de Deus, lança- te daqui abaixo..." (Mt 4: 6a). Ele não estava sugerindo suicídio. Satanás atacou diretamente o ego de Jesus. "Você diz que acredita na Palavra de Deus. Ótimo. Por que não prova isso? Atire- se daqui de cima. ...porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar- te- ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra (Mt 4: 6b)". À primeira vista pode ser difícil ver o que Satanás esperava conseguir. Atirar- se do alto de um edifício não é uma idéia que a maioria de nós considere atraente. Mas veja Jesus como satanás o viu: um homem pobre do campo, o filho de um carpinteiro. Sem nenhum registro de feitos ou realizações notáveis, e enfrentando um povo que era conhecido por não gostar de profetas. Para um homem assim, raciocinou satanás, a perspectiva de iniciar seu ministério com uma acrobacia espetacular, de parar o trânsito, certamente pareceria tentadora. E tenha em mente que Jesus sabia que seu Pai honraria a promessa feita nas Escrituras. Se Jesus tivesse pulado, um guarda- costa angelical teria aparecido no ar e salvado a sua vida. Ele deixaria de ser um ninguém e se tornaria uma celebridade instantânea.
Aqui temos uma lição. Não deixe ninguém lhe dizer que o diabo ignora as Escrituras. Ele as conhece muitíssimo bem, e é perito em mostrar um versículo ou dois que parecem corroborar seu argumento. Portanto, tenha cuidado com pessoas que afirmam ter descoberto alguma verdade nova nas páginas da Bíblia, a palavra "prosperidade" na Bíblia esta relacionada a "florescer" (Salmos 1: 3). A apóstata, rebelde e orgulhosa Laudicéia é um tipo perfeito da Teologia da prosperidade. No auge de sua riqueza, afirmou o anjo dessa Igreja! “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta". (Ap3: 17). A Teologia da prosperidade é um arremedo doutrinário. Afronta a simplicidade da igreja de Cristo e torce, de forma escandalosa, a Bíblia Sagrada, Ensinando os santos a endeusar os bens materiais em detrimento dos eternos, vão os proponentes dessa teologia subsidiando mentiras, enganos, heresias e rebeliões contra o Cordeiro de Deus. Consciente, ou inconscientemente, vão dando sustento à estrutura sobre a qual o Anticristo acha- se a construir o seu império. Tal apostasia vem encontrando generoso espaço em alguns púlpitos, produzindo uma geração de crentes cegos, despidos da graça e imperfeitos em suas convicções. Não se iluda por que os pregadores dessa aberração são "famosos" tele- enganadores! Quais dos seus instintos estão atraindo. Você tem ouvido pessoas na televisão dizerem: "Confie em Jesus e você se tornará rico, feliz e próspero”.
No entanto, onde as Escrituras oferecem garantias aparentemente incondicionais e inflexíveis? Em lugar algum. E que motivações esses Tele- enganadores estão atraindo? Seu altruísmo e caridade? É bem provável que não!
Ser rico e feliz é talvez a ambição mais egoísta que você pode ter. Observe que não se faz nenhuma menção da cruz. da responsabilidade de realizar boas obras, de sacrifício, martírio e santidade. Pense naqueles primeiros cristãos que foram jogados aos leões pelos imperadores romanos. Eles podem ter sido prósperos; é possível que fossem ricos; mas felizes? Não no sentido que os pregadores de hoje querem dar a entender. O que estamos vendo aqui é a concupiscência dos olhos, o evangelho da cobiça. É um cristianismo sem ônus. Tudo o que você precisa fazer, diz ele, é especificar a promessa, qualquer que seja ela, e será sua. A ênfase é posta quase que inteiramente no que você quer. Qualquer coisa que veja, Deus conseguirá, como se fosse Papai Noel. A sua parte é apenas especificar e requerer... Ah, e engolir uma versão inteira sem significado da fé cristã. Hoje todas as imagens apelam para a concupiscência dos olhos. Essa tática do inimigo é antiga e eficaz leia com muita atenção (Gn 3: 6; Js 7: 21: Pv 1: 8; 27: 20). Por que não pegar o caminho mais fácil... O largo! Prosperidade x Santidade, renuncia x carnalidade, arrependimento x materialismo. Jesus poderia ter a sua chegada com uma manchete espetacular? As pessoas se juntariam como se estivessem indo ao circo. (Não é isto que satanás transformou muitas Igrejas?). Além disso, para nascer entre a humanidade, como filho de Maria, Jesus sofreu um grande corte de salário e benefícios. Ele deveria, raciocinou o Diabo, estar sentindo falta da glória, da adoração e da obediência incondicional que tinha no reino celestial. Se um pecado poderia fazer tropeçar o Messias certamente seria cobiçar a fama e o sucesso. Satanás estava enganado. Sem hesitar:
"Disse- lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus (Mt 4: 7).

Você poderá me dizer. " Nós não podemos repelir o inimigo exatamente da mesma forma. Não somos Deus, e satanás está no seu direito de tentar- nos". Mas, lembre- se! Nós podemos repelir a tentação pela mesma razão que Jesus o fez. Pelo fato de que qualquer coisa que satanás nos ofereça já é nosso. Paulo escreveu " [Jesus]... nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus". (Ef 2: 6b, 7). Cuidado, com o que você permite que os seus olhos vejam e seu coração deseje. Porque nada que o inimigo ofereça pode equiparar- se ao que Cristo já prometeu! Senhor Jesus, ajuda- nos, que os nossos vestidos sejam sempre brancos, e que jamais nos falte o óleo sobre a cabeça. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário