LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 16 de abril de 2011

A PLACA

“Pilatos escreveu também um titulo e colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi”. (Texto base João 19: 19- 22).

    Você algumas vez parou para pensar “o porquê uma placa pintada, por ordem dos romanos, em três idiomas? ’, e por que Pilatos recusou a mudá- lá? Por que as palavras foram escritas em três idiomas e por que aquela placa é mencionada em todos os quatros Evangelhos?
     Seria esta placa um símbolo do amor de Deus em falar ao mundo sobre o seu Filho? E que Deus fará o que for necessário para compartilhar com você a mensagem daquela placa?

Para entendermos a sua mensagem, temos que olhar as palavras do criminoso que estava ao seu lado na cruz:

 “Senhor, lembra- te de mim, quando entrares no teu Reino” (Lucas 23: 42).

Note que ele não pediu “salve- me”. Ele não implorou “tenha misericórdia de minha alma”. Ele falou como um servo que se dirige a um rei, ele se refere ao Reino de Jesus. Talvez ele tivesse ouvido falar de Jesus e o mestre falou sobre o Reino nos céus, ou talvez simplesmente ele tenha lido a placa sobre a cabeça de Jesus!
    O ladrão esta prestes a morrer. Ele vira a sua cabeça e lê a proclamação real e pede ajuda real, se for simples assim. Se for o caso, a placa foi o primeiro instrumento usado para proclamar a mensagem da cruz! Loucura não é? E por causa da placa, uma alma foi salva. Tudo porque alguém pregou a placa numa cruz: As placas são intrometimentos importantes:

“Pois passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora esse que vós honrais sem conhecer é o que eu vos anúncio” (Atos 17: 23).

   Pilatos não tinha a intenção de pregar o evangelho, o apostolo Paulo tinha. Ele aproveitou de uma placa para pregar o Evangelho de Jesus! Até onde sabemos é que Pilatos tinha a intenção de intimidar os judeus “é isso o que acontece com um rei judeu; isso é o que os romanos fazem com ele. O Rei desta nação é um escravo; um criminoso crucificado; e se esse é um rei, o que será da nação que tem um rei como esse?”
     Pilatos tornou-se um escrivão dos céus. Deus ditou para ele, que escreveu numa placa. E aquela placa mudou o destino de um leitor. O poder das palavras! Um ladrão é levado até Cristo por Pilatos que havia rejeitado a Cristo. Portanto não existe ninguém que Deus não possa usar.

     Todos os que passavam por ali poderiam ler a placa sobre a cruz, pois ela foi escrita em
Hebraico era a língua de Israel (a língua da religião). O latim era a língua dos romanos, (a língua da lei e do governo). A língua do grego era a língua da Grécia, (A língua da cultura). Cristo foi declarado rei nestas três línguas. Cristo tinha uma mensagem para cada um: “CRISTO É REI”. Pois, Jesus é Rei para todos os povos, portanto não existem línguas que Deus não vá falar.

Em que língua Deus esta falando com você neste momento? Você tem lido à placa escrita na sua consciência? As placas deixadas nos portões de nossos colégios em formas de cruz e de cartaz, as placas em nossas praças, onde milhares de jovens estão se destruindo pelo crak. Lembre- se! Elas estão por toda a parte. Em cada festa regrada a bebidas alcoólicas, em paredes de grandes mansões e em barracos de favelas, nas paredes de motéis e presídios, em milhares de rodovias, e em cada Igreja que esta usando erradamente os utensílios de sua casa. Nestas Igrejas não é a mão de Deus que esta ali, e sim os seus dedos escrevendo uma mensagem na parede?

“No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homens e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo” (Daniel 5: 5).

     Deus esta falando com você na língua da “abundancia”, Você tem de tudo não é mesmo? Roupas bacanas, carro do ano, dinheiro no banco? Você tem correspondido à mensagem do Senhor? Ou você esta ocupado apenas em aumentar os seus celeiros? Ocupado em viagens de férias, em negócios lucrativos, em festas de pessoas bacanas. Tua vida é descansar, comer, beber e se divertir? Então você precisa ler esta placa: “Então direi a minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, como, bebe e regala- te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12: 19- 20).

    Deus esta falando com você na língua da escassez? “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez” (Filipenses 4: 12).
 
     Mas pastor! Os televangelista estão prometendo prosperidade, eu não posso aceitar um período de escassez na minha vida. Um desses televangelistas me ensinou que se eu investir 900 reais no reino de Deus vou receber 10 mil vezes mais, por que você não joga na loteria (Toda a jogatina é condenada pela Palavra de Deus), as chances lá são melhores, vá se converter meu amigo! Acaso, somos melhores do que o apostolo Paulo? Deus falou com ele nestas duas línguas, abundancia e escassez, e o que ele fez? Adorou ao Senhor. Você tem adorado ao Senhor em sua escassez? Como você tem aceitado esta mensagem? Murmurando? Se queixando? Somente quando você entende esta língua você pode falar como o apostolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4: 13).

    Deus fala a cada um de nós na língua que precisamos ouvir. Em que lado você esta, na direita ou na esquerda, luz ou trevas, arrependido ou escarnecendo? Reino dos céus ou lago de fogo e enxofre? Riquezas eternas ou riquezas terrenas? Neste blog você esta diante de uma placa! Leia atentamente o que ela diz:

“JESUS, LEMBRA- TE DE MIM QUANDO VIERES NO TEU REINO.” (Lucas 23: 42).

     Você sabia que é uma placa de Deus neste mundo tenebroso? E que muitos não irão cair no abismo por que estarão lendo em você uma mensagem?O que as pessoas estão lendo em você agora?

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens”(2 Corintios 3: 2).

Dwight Moody disse: "Um entre cem homens lerá a Bíblia; noventa e nove lerão os cristãos". Que Jesus Cristo abençoe ricamente a sua vida.  Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário