LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UMA MENSAGEM ESQUECIDA

Era uma Terça-feira, 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York foram destruídas. “O dia em que o mundo jamais ira esquecer”, falava o reporte de uma rede de TV. As imagens mostravam pessoas pulando para morte e em seguida a queda das duas torres gêmeas. Após a queda, trabalhadores cavavam os destroços, na esperança de localizarem sobreviventes, mas só encontrando cadáveres e pedaços de corpos. Policiais, bombeiros e voluntários, que choravam abertamente diante do indescritível horror que presenciavam. Um repórter de TV declarou: “Pense nisso, os nossos dois símbolos de poder e de prosperidade foram destruídos em uma hora.” Mal sabia ele, que estava citando Apocalipse 18:10: “Ai! ai da grande cidade, Babilônia, a cidade forte! Numa só hora veio o teu juízo.”
      Milhares de pessoas ao redor do mundo se perguntavam: Onde está Deus nesses acontecimentos?” Existe uma compreensão real quanto ao significado desta súbita destruição?
      Deus está no controle de tudo. Nada sobre a face da terra acontece sem Seu conhecimento, Sua permissão, e às vezes, Sua ação por detrás.
      O que Tem Deus haver com isso? Muitos diriam “absolutamente nada!”. A mensagem que nos é transmitida nos dias de hoje, em nada tem haver com essa tragédia. Deus é o bom “velhinho” que nos cura, nos faz felizes e nos enche de mimo e prosperidade. Certo? Errado! Esse tipo de mensagem nos faz perder a verdadeira mensagem que Deus deseja transmitir através dos acontecimentos. Deveríamos aprender com nossos irmãos americanos. Como milhares de pastores leais ao Senhor, meu coração fica “apertado” quando vejo as imagens do Word Trad Center, mas, muito mais quando percebo que a mensagem dessa tragédia não foi compreendida. “O dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes, contra todos os carvalhos de Basã, contra os montes altos, e contra todos os outeiros elevados, contra toda torre alta, e contra toda muralha fortificada...” (Isaias 2: 12- 15).
      Sei que este tipo de mensagem não faz ninguém popular, mas vale à pena correr o risco! Pois, se não compreendermos a mensagem de Deus, se ficar- mos surdos àquilo que Ele está proclamando tão alto, então algo muito pior nos estará reservado.
       Isaías descreve exatamente esta mensagem, os EUA eram o maior exportador de missionários no mundo (Louvo a Deus porque ainda há grandes servos de Deus em ação), o único país com o dia de ação de graças, o que tem exportado para mundo nos dias de hoje? Com sua fabrica de imundícia (Hollywood) tem exportado filmes contendo feitiçarias, prostituição e muita violência. Suas torres eram orgulho nacional. (Se você tem objeção a exemplos do Velho Testamento, atente para as palavras de Paulo quanto a isso: “Tudo isto lhes aconteceu como exemplos, e estas coisas estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos” (I Coríntios 10: 11). Paulo deixa claro: os exemplos do Velho Testamento nos revelam exatamente como Deus se move em tempos como os nossos.
     Na época que Isaías profetizou, Deus tinha tratado Israel pacientemente por cerca de 250 anos. O Senhor tinha enviado “aflições” sobre o Seu povo, chamando-o ao arrependimento. Ele estava tentando atraí-los, tirá-los da idolatria descarada e trazê-los de volta à Sua bênção e favorecimento.
      Todos os profetas ao longo dos anos haviam levado a Israel basicamente a mesma palavra: “Humilhai-vos.” As escrituras dizem: “Serviram os ídolos... O Senhor advertiu a Israel e a Judá, por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes. Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos” (2 Reis 17: 12-13).
       Mas a nação escolhida de Deus rejeitou Seu chamado ao arrependimento. “Porém não deram ouvidos, antes endureceram a sua cerviz” (2 Reis 17:14). E as pessoas zombaram dos profetas que os chamavam à humildade; pelo contrário, “...seguiram a vaidade e se tornaram vãos... Deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus... e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor...Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel” (2 Reis 17: 15-18).
      O primeiro chamado vindo do Senhor para o despertamento de Israel veio numa invasão pela Assíria. Este arqui-inimigo atacou duas províncias israelenses, Zebulom e Naftali. (Voltando para a matéria daquele canal de TV, podia ser visto dois aviões se chocando contra as duas torres. “E clamou a sentinela: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras. Ai vem um bando de homens, e cavaleiros de dois a dois. Então ele respondeu e disse: Caiu, caiu Babilônia! Todas as imagens de escultura dos seus deuses jazem quebradas no chão!” Isaias 21: 8- 9). ) O ataque foi limitado a estes dois pontos, e o dano foi mínimo. Contudo Deus estava falando claramente ao Seu povo. A nação escolhida de Deus perdeu o senso de segurança. Ainda assim deixaram de entender a mensagem que Deus transmitia.
    Israel então recebeu um segundo chamado para despertamento. Esse foi muito sério. Duas nações que as escrituras chamam de “inimigas de Israel” - os sírios e os filisteus - juntaram forças para um súbito ataque. Segundo Isaías, este ataque veio “Pela frente...e por detrás” (Isaías 9:12). Isto significa que a invasão veio do leste e        do oeste, cercando Israel. E o ataque repentino foi totalmente devastador.
    Onde Deus estava na hora da invasão súbita de Sua terra escolhida? Qual é a mensagem de Deus para os nossos dias? O que aprendemos com a queda das torres gêmeas? O profeta Isaías diz que Deus foi fiel em falar ao povo: “O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel” (Isaias 9:8). Deus falou claro. E enviou a mensagem para o país inteiro.
     Temos a pistas de Deus para enfrentarmos a hora da calamidade. Deus está no controle de tudo! Esta mensagem é para todos nós. A mensagem do “World Trade Center”, esta sendo proclamada por muitos servos de Deus, pois Ele está levantando vigias piedosos para falar por Ele nestes dias. Esses pastores estão sofrendo, chorando e se arrependendo ao buscar a face de Deus. E creio que estão ouvindo e compreendendo a mensagem do Senhor por trás dos acontecimentos. Ainda mais: não têm medo de proclamar avisos tenebrosos, pois sabem que os ouviram de Deus. Estão sendo compelidos a falar dos Seus propósitos existentes por trás das nossas calamidades ainda que corram o risco de serem “tachados” de “profetas da destruição”, “servos do caos” e “portadores de más noticias”
     Talvez a suas agendas, não serão totalmente preenchidas. Receberão telefonemas cancelando pregações. mas, o mais importante é que a Palavra de Deus seja anunciada. Precisamos aprender com a mensagem do World Trade Center: “O Senhor suscitará contra ele os adversários de Rezim, e instigará os seus inimigos... Todavia este povo não se voltou para quem o feria, nem buscou ao Senhor dos Exércitos” (Isaías 9:11, 13).
     A Palavra do Senhor nos alerta: Deus usou nações inimigas para corrigir o Seu povo. O Senhor utilizou estes inimigos como instrumento de advertência a Israel, convocando o país ao arrependimento. “Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. Envio-a contra uma nação hipócrita, e contra o povo do meu furor lhe dou ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas” (Isaías 10:5-6).
Deus deu ordem para que essa união dos inimigos de Israel corrigisse o Seu povo. O Senhor estava tentando prevenir Israel: “Você ficou muito cheio de si e de orgulho. Agora devo lhe rebaixar. Vou permitir que você seja destruído pelos inimigos.”
A coalizão inimiga desferiu o ataque maciço. E subitamente, os israelitas viram horrorizados os seus prédios começando a cair. Incêndios irromperam pelas cidades, pondo abaixo construções majestosas. Em pouco tempo, Israel estava em chamas; e o povo de Deus começou a prantear: “Os tijolos caíram... cortaram-se as figueiras bravas” (Isaías 9:10).
     O que aprendemos com a “mensagem” de Nova York e Washington? Israel se arrependeu depois deste terrível ataque? Será que houve uma conscientização nacional de que Deus estava lhes mandando um aviso? Será que os governantes ouviram Deus falando através da terrível calamidade? Não. A reação de Israel foi exatamente à que temos presenciado nos dia de hoje. O medo inicial do povo rapidamente deu lugar à uma inundação de orgulho nacional. “Todo o povo... em soberba e altivez de coração dizem...” (Isaías 9:9).
      Queremos subir para o céu na base de tijolo e argamassa (obras humanas), nossas torres têm varias formas. Desde centros comerciais, "templos de Salomão", "cultos a personalidades". O Brasil esta construindo suas “torres”, pois, país em desenvolvimento precisa de suas torre! (sentimento de grandeza).
       Em hebraico a palavra altivez neste versículo quer dizer sentimento de grandeza. Em outras palavras, uma vez tendo se abrandado o ataque, os israelitas recuperaram a confiança. Declaram: “Os tijolos caíram, mas com pedras lavradas tornaremos a edificar; cortaram-se as figueiras bravas, mas por cedros as substituiremos” (Isaías 9:10). Disseram em outras palavras: “Estas tragédias não vieram de nosso Senhor. São apenas o destino, desastres infelizes que não podem ser explicados. Somos uma grande nação. Somos feitos de um povo cheio de orgulho, que não se curva. E vamos mostrar ao mundo que voltaremos. Vamos reedificar tudo maior e melhor. Onde antes usamos tijolos, usaremos pedras. E onde antes fizemos uma construção barata, agora usaremos material melhor. Somos um país abençoado por Deus. E vamos sair desta tragédia mais forte do que nunca.” Não é isso que estamos vendo, as novas torres não serão reerguidas?
      Israel desprezou a mensagem de suas torres. E quanto a nós? Conseguimos entender a mensagem do “World Trade Center”?
    Israel jamais pensou por um instante, que um país tão grande e orgulhoso pudesse ser humilhado e castigado. Pelo contrário, as pessoas usaram a ocasião para desprezar qualquer tipo de pensamento assim. Recusaram-se a ouvir a advertência de Deus para eles, apenas "um minuto de silêncio” nos basta? Temos entendido as mensagens de nossos morros deslizando? Temos entendido as inundações ceifando milhares de vidas? Ou apenas nos contentamos com a mensagem “um minuto de silêncio” nos estádios, em escolas e, em muitas igrejas! Em seguida voltamos a pular o carnaval, e a gritar em campos de futebol. Mas é só isso que vai sobrar de nossa recente tragédia? Nossas ruas esta repleta de lama e pó da imoralidade; aborto, estupro, drogas, roubos e todo tipo de violência.
      Enfrentamos o mesmo perigo que Israel correu. Não aprendemos nada com a mensagem do World Trade Center. Esquecemos da mensagem das torres gêmeas e estamos na mesma encruzilhada em que Israel esteve.
        Jerusalém quanto à nação de Judá se recusaram a crer que poderiam ser derrubadas. Mesmo assim Isaías profetizou: “Não faria igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos como fiz a Samaria e aos seus ídolos?” (Isaías 10:11). Deus estava dizendo em essência: “Julguei outras nações pela mesma idolatria que vocês estão praticando. Por que não haveria de julgar a vocês? O que os deixa isentos da Minha lei?”
      A mensagem que temos presenciado em muitas cátedras o tema é “fabricação de torres humanas”, muitos estão dizendo: “... Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamos- nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”. (Gênesis 11: 4).
      O que realmente aconteceu com Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden? Quanto a sua punição e a de seus aliados? Isaías declara: “Havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte de Sião e em Jerusalém, então visitará o fruto do arrogante coração do rei da Assíria” (Isaías 10:12). Realmente, quando parou de usar os assírios como “vara da minha ira”, ele os destruiu. Igualmente, Deus destruirá qualquer terrorista que atacar e assassinar gente inocente.
      Precisamos entender a mensagem de Nínive. Voltar ao verdadeiro arrependimento, em vez de construir torres. Atente ao que Deus falou através de Ezequiel: “Lançai de vós todas as vossas transgressões... e criai em vós um coração novo e um espírito novo. Por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Pois não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Arrependei-vos e vivei” (Ezequiel 18: 31-32).
      Nossa esperança esta em Jesus. Deus esta bradando para nós: “Não tenho prazer em lhes ver sofrer e morrer. É por isso que agora estou pedindo: arrependam-se e vivam.” Será que nosso “minuto de silêncio” e a nossa “marcha para Jesus” (disfarçada na maioria das vezes em campanha política), nos ajudará?
     Esquecemos rapidamente a mensagem das torres gêmeas, o que nos resta se continuarmos apoiando o aborto, o homossexualismo e a legalização das drogas?      Creio que muitas das lágrimas derramadas pelos cristãos, são as lágrimas do próprio Deus, despertadas por Seu Espírito em nós. Precisamos entender a mensagem do World Trade Center.Isaías descreve o que sucede a todo país que rejeita Deus, e se vangloria de sua própria grandeza: “A impiedade lavra como um fogo...sobe ao alto em espessas nuvens de fumaça. Por causa da ira do Senhor dos Exércitos a terra será abrasada, e o povo será pasto do fogo: ninguém poupará ao seu irmão. Se cortar do lado direito, ainda terá fome... cada um comerá a carne de seu braço” (Isaías 9: 18-20).
     Começamos a ver Incêndios protesto em toda a parte, mas eles se tornarão cada vez mais devoradores e subirão até os céus. Trevas cobrirão a terra. Anarquia em todos os lugares. UPPS nos morros não adiantarão.  Fogo consumirá as nossas cidades, e tanques ressoarão pelas ruas. Pela televisão veremos o fogo, em lojas, comercio e principalmente, nas torres. O que nos resta? A Palavra de Deus! “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que ouviram” (Hebreus 2: 3).
     Os adeptos do “evangelho do tijolo e betume de cal”, jamais concordarão com essa palavra, pois, a ordem é prosperar, construir nossas torres gêmeas (sentimento de grandeza), esta mensagem esta fazendo sucesso no arraial de muitos crentes. As pessoas precisam enxergar dalém`do rio Hudson as suas torres gêmeas, a sua prosperidade e poder.
      Devemos orar para que a nossa nação se arrependa e se volte para o Senhor: “Não, vos digo! Antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13: 3).  
     Nossas orações, nesses dias de “evangelho de betume e tijolos” devem ser para os nossos próprios corações: “Senhor, permita que eu trema não diante das tragédias, mas diante da Tua Palavra. Quero ouvir a Tua voz em meio a tudo isto. Motive-me a me voltar inteiramente para Ti de todo o coração.” Pois, se não voltarmos para o nosso Deus de todo o coração, a queda das torres gêmeas não significará nada para nós!“Ou aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, pensais que foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?” (Lucas 13: 4). Não permita que a mensagem da torre (sentimento de grandeza) seja esquecida, voltemos para o Senhor enquanto é dia: “Não, vos digo! Antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13: 5). Pastor Elias Fortes


Nenhum comentário:

Postar um comentário