LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 30 de outubro de 2011

O DEUS DOS NOSSOS MONSTROS

Por que existem pulgas? Você já fez essa pergunta? Não? (Evidentemente nunca possuiu um gato ou um cachorro.) Pense nisso. Qual é o propósito delas? É claro que sua existência cria os empregos necessários para a invenção, testes, fabricação e venda de xampus e aerossóis anti- pulgas. Mas, por que elas estão aqui neste planeta? São sujas e desagradáveis e se reproduzem a uma velocidade incrível. Por que Deus criou deliberadamente tais pestes aparentemente desnecessárias? Por que elas existem? Existe uma resposta?
     Poderíamos perguntar da mesma forma: Por que existe dor? Você conhece o sofrimento e a tristeza insuportáveis? Será que têm algum significado? Vamos enfrentar a realidade, a vida apresenta inúmeros desafios a todos nós. Não é mesmo?
    Algumas pessoas descrevem piedosamente o sofrimento emocional, que é o nosso melhor amigo, como uma bênção brilhante disfarçada. A dor é de certa forma tida como um instrumento útil, ensinando- nos lições valiosas.
    Essa filosofia parece bastante oca e vazia, porém, quando falamos com pessoas que se acham na agonia do sofrimento e que passaram por dificuldades. O que dizer do casal que perdeu seu filhinho tão esperado, três dias após o nascimento? Ou o homem que descobriu a feia realidade sobre a sua doença incapacitante, ou a mulher que experimentou uma série inexplicável de tragédias? O que dizer quando perguntam: “Por que isto está acontecendo comigo?” Ou com reagimos quando imploram, “Por favor, me ajude... Jamais quero sofrer deste modo novamente”.
     Recentemente eu e a minha esposa Adriana, oramos por uma irmã que esta enfrentando os seus piores monstros. Seis meses atrás seu esposo, saiu para ir à casa de seus pais, e não voltou mais, passado alguns meses vêm a noticia, ele estava morando com outra!  “Como pode! Faz dezoito anos que estavamos juntos... Íamos à igreja, ele estava bem comigo e aparentemente com a igreja... Como pode fazer isso comigo?”
    Eu estaria mentindo se dissesse que, nos dias vindouros, os cristãos estarão a salvo dos sofrimentos do mundo, confortavelmente instalados num casulo de saúde e riqueza. Isto não acontecerá, mas, assim como Deus livrou a Jó de sua aflição, também nos livrará.
    Nos últimos meses, uma torrente de problemas desprendeu- se da terra. Dificuldades, tristezas e sofrimento têm- se abatido sobre nós. Essa torrente possui uma identidade: Satanás. Ele foi o causador dos problemas de Jó, e faz o mesmo conosco. Certamente ele esta diante de Deus, proferindo acusações contra a igreja:
“É a última hora, olhe como esta a sua igreja! A maioria dorme. Olhe para eles: são materialistas e egoístas, à procura de riquezas e boa vida. Ouça seus mestres ensinando- lhes que não precisam de sofrimento. Derrube a sua muralha de proteção e deixe- me toca- los à prova, derramarei sobre eles o medo e desanimo. Permita- me levá- los à pobreza, e verás tua amada geração subjugada. E, quando caírem, abandonar- te- ao. Não há “Jós” nessa Igreja. São todos inúteis espiritualmente!”.
“... Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12: 12).
    Jó é o protótipo dos cristãos dos últimos dias, sabemos que o diabo não pode nos tocar, amenos que Deus derrube as muralhas de proteção. Creio que foi exatamente isto que Ele fez. As Escrituras são claras ao advertir- nos sobre o fogo purificador dos últimos dias.
    O mais preocupante desse quadro é saber que os autodenominados conselheiros “amigos de Jó” estão em muitos ministérios desencorajando e condenando os que estão enfrentando algum tipo de sofrimento, pois dizem eles que, a maior “prova” de que Deus esta abençoando alguém é ter prosperidade e saúde. 
    Como sentimos falta daqueles cristãos que choram com os que choram. Onde estão aqueles irmãos que carregam o fardo do seu próximo? Se você está sofrendo, e o motivo não é pecado em sua vida, então poderá experimentar o verdadeiro conselho, vindo de pessoas que oram, e são guiados por Deus, e possuem a compaixão que há em Cristo. Com certeza Deus esta levantando um ministro da consolação agora mesmo ao seu lado. Se você entregou a sua vida a Jesus pode ter certeza que as aflições farão parte da sua caminhada de fé,pois, Jesus nunca prometeu um “evangelho indolor”. Por isso, tome muito cuidado, pois, o sofrimento produz um coração duro e espírito de incredulidade, ou uma gloriosa certeza de estar Deus dirigindo a nossa vida. Foi exatamente esta lição extraída de Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42: 5, 6).
    Como já citei, Jó é o protótipo dos cristãos desses últimos dias da igreja na terra. Jó passará muitas horas em reverencia, louvando- o e adorando- o. Seus “amigos” discursaram a respeito da sua consolação, santidade, caráter, natureza e ira. Discorreram sobre sua majestade, poder e sabedoria. Deus foi apresentado como pura terminação teológica, palavras mortas. Não é isso que estamos contemplando em nossos púlpitos hoje? Artistas, malabaristas e todo tipo de entretenimentos? Infelizmente em nossos “seminários de fogo” baniram a palavra sofrimento, por quê? Medo de enfrentarem os seus monstros!
     Deus espera de nós mais que nos ver prostrados diante dEle ou cantando em seu louvor. Ele quer que sejamos capazes de vê- lo, não como descrito nas letras mortas de um livro, mas como aquEle que está sempre perto, mantendo tudo sob controle.
    É com muita tristeza que temos visto cristãos construindo suas moradas de fé na areia da facilidade e tolerância. E quando vem a tempestade, são carregados para longe, pois, nada sabem sobre provações e jamais passaram por aflições. Crê em que, por buscarem a Deus de todo o coração, e o amarem, fazem jus a uma existência sem dor. Acham que toda oração deve ser respondida imediatamente. Provações? Nem pensar!
     A Bíblia não afirma que o senhor nos manterá longe das aflições, mas que nos livrará delas. Foi o que fez por Jó. No meio do furacão (símbolo de provas e aflições). E o fez levando- o a observar dois monstros aterradores, o hipopótamo e o crocodilo:
“Contempla agora o hipopótamo...” (Jó 40: 15); “Podes tu, com anzol, apanhar o crocodilo?” (Jó 41: 1).
      Você sabe o porquê Deus levou a Jó a considerar esses dois monstros?
 O hipopótamo esmaga tudo o que esta a sua vista. É um problema grande demais para enfrentar. Como você venceria um hipopótamo? Laçando- o? Subornando- o com alqueire de milho? Você não pode competir com ele. Apenas o Senhor sabe deter um hipopótamo.
      O crocodilo representa os dentes que o diabo mostra para você. E não se pode privá- lo de sua armadura usando força meramente humana. Somente Deus pode vencê- lo em batalha. Não sei que tipo de monstros você esta enfrentando neste momento, o fato de você esta lendo esta mensagem, é por que Deus esta falando: “Encare a verdade sobre os monstros de sua vida. Você não pode enfrenta- lo. Sou o único capaz de vence- los”.
      Somente quando Deus apresentou esses dois monstros a Jó, ele entendeu que esses monstros eram os seus problemas, E, enquanto ele se debatesse para enfrentar esses monstros, mais sem forças ficava. Enquanto tentava entender o porquê Deus permitiu que o atacassem, mais desanimado e incrédulo se via, pois, esqueceu que Deus pode fazer tudo. Foi ai que Jó despertou: “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42: 1, 2). Na essência ele estava dizendo: “Minha vida não esta fora de ordem. Deus realmente está trabalhando por meio de meu sofrimento. Ele me libertará no momento certo. Nenhum monstro irá mudar- Lhe o pensamento ou afetar seus planos. Ele tem sua maneira de agir. Não posso levantar- me contra o hipopótamo ou o crocodilo, mas aguardo confiante a salvação do Senhor!”
    Lembre- se! Nossos problemas não são acidentais. Sejam eles quais forem Deus estará a postos para, na hora certa, derrubar os monstros. No momento em que enfrentamos nossos monstros pensamos que o diabo virá interromper o plano de Deus, mas este não é o caso. Se estivermos em obediência, conduzindo- nos sem desagradar ao Senhor, todo o mal que nos acontecer tornar- se- á em nosso proveito.
     Faça um bem para você mesmo. Não se prenda a erros passados. Tire os olhos dos monstros! E não deixe que a amargura e a autopiedade o destruam. Anime- se com estas palavras: “Meus Deus tudo pode fazer. Ele não se esqueceu de mim, e ninguém pode mudar seus planos. Não importa quão ruins as coisas pareçam, Deus tem tudo sob controle”.
    É no momento que enfrentamos os monstros, que fazemos estas perguntas: “Sairei algum dia desta provação? Haverá um final feliz, ou meu sofrimento continuará até que Jesus venha? Alegrar- me- ei novamente?”. Eis a respostas de Deus: “... Tendes ouvido da paciência de Jô, e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia, e compassivo” (Tiago 5: 11). Vale apena esperar em Deus: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e deu- lhe o dobro de tudo o que antes possuía” (Jó 42: 10).
    Talvez você não tenha os seus bens duplicados, mas alcançará algo muito mais precioso: a certeza de ter Deus no controle de sua vida. Nunca mais temerá o adversário ou as dificuldades, porque você os superou assentado na sacada celestial ao lado de nosso irmão mais velho, Jesus Cristo.
     Como você conheceu a Deus? Por apenas de ouvir falar? Isso é muito bom, pois é da daí que vem a fé. Mas, vamos seguir o exemplo de Jó.  Pois, Deus quer que nós os vejamos, e acredite ter Ele um plano para nossas vidas, e que seu propósito eterno não pode ser impedido por nenhum monstro. Deus é Deus do seus monstros? Se você não crer e confiar nEle,  pode preparar- se para enfrentar dias de angustias, tristezas e dor intermináveis. Saiba que é maravilhosos quando Deus é o Deus de nossos monstros, no meio às maiores aflições e provações nós podemos citar confiadamente este verso do nosso irmão Jó: “Ainda que me mate, nEle esperarei” (Jó 13: 15). Pois, “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42: 5). Como você conhece a Deus?  Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário