LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de julho de 2012

PERDER OU GANHAR?


    Disse Jesus: “Quem achar a sua vida perdê- la- á, e quem perder a sua vida por minha causa, achá- La- á” (Lc 10: 39). Por que há tantos cristãos encantados com casas, carros, joias, dinheiro, terras e prosperidade? Por que a perseguição por luxo, comodidade e prazeres? Porque milhares de crentes estão ignoraram o chamado de Cristo e sua Palavra? A resposta é simples! O ego está no controle. A segurança e o prazer substituíram a preocupação pelas coisas do Senhor.
    Temos dois exemplos de homens que trilharam caminhos diferentes em suas vidas. Um escolheu ganhar sua vida, com mulheres, fortuna e fama, ignorando o chamado do Senhor por duas vezes. O outro optou por ganha- La. Obedecendo ao chamado do Senhor por duas vezes. Salomão e Paulo!
Primeiro exemplo: O homem que ganhou a sua vida e depois a perdeu a presença do Senhor foi Salomão! Podemos ver Jesus em toda a Escritura, portanto podemos vê- ló no exemplo de Salomão. Jesus revelou a verdade sobre si mesmo no Velho Testamento: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha- lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24: 27). Portanto podemos dizer que Salomão ganhou a sua vida e depois a perdeu a presença do Senhor. Salomão recebeu um chamado do Senhor: “O meu amado fala e me diz: Levanta- te, amada minha, formosa minha, e vem” (Ct 2: 10).
     Salomão bebeu da bebida espiritual do Senhor, se alegrou em sua presença, banqueteou, sentiu a sombra do onipotente! “O meu amado é meu, e eu sou dele. Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios” (Ct 2: 16). Mas agora ouve o Senhor lhe chamando! “... volta amado meu, e faze- lhe ao gamo ou ao filho das gazelas sobre os montes escabrosos” (Ct 2: 17).
      Salomão negligencia o chamado do Senhor, pois foi dominado pela cobiça: “Além da filha de faro, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, sidônias e hetéias, das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis em contato com eles, e eles não entrarão em contato convosco, por que perveterão o vosso coração para seguirdes os deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor” (Ct 11: 1- 2).
      A um ditado totalmente fora da palavra que diz: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”, a realidade é outra: “Quem não vem pelo amor, vai causar dor em si mesmo”. “Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6: 7). Salomão não queria perder a sua vida com o Senhor, queria ganhar sua vida sem a presença dEle. “No tempo da velhice de Salomão sua mulheres lhe perverteram o coração para seguir a outros deuses, e o seu coração não era completamente leal para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai” (1 Rs 11: 4).
      Esse é o terrível preço por não atender o chamado do Senhor, um homem que era cheio de sabedoria, agora encontra- se num limbo espiritual: “O Senhor se indignou contra Salomão, porque desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera” (1Rs 11: 9). Um homem que tinha tudo agora torna- se inimigo de Deus: “... Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui- se inimigo de Deus” (Tg 4: 4).
     Salomão perdeu a comunhão com o Senhor, a cerca de proteção foi derrubada, e Deus incitou inimigos para assedia- ló: “Então levantou o Senhor contra Salomão um adversário, a Hadade, o edomita, da estirpe real de Edom” (1 Rs 11: 14). Note que não era satanás que estava por detrás, era o proprio Deus levantando inimigos para que Salomão retornasse para seus caminhos. Não era apenas os inimigos externos, mas internos (dentro da família) estavam se levantando. “ “Também Jeroboão, filho de Nabate, efraimita de Zerebá, servo de Salomão, cuja mãe era viuva, por nome Zerua, rebelou- secobntra o rei” (1 Rs 11: 26). Briga entre a própria família, Salomão tinha inimigos de dentro e de fora. Quando o homem não abandona a carne e o mundo Deus tem todo o direito de levantar inimigos contra eles.
      Salomão tinha que tratar com Deus agora! Por duas vezes ele ignorou o chamado de Deus, agora ele tinha que cair nas mãos de um Deus irado! Se estivermos assediados por inimigos ímpios, é melhor descobrir quem os enviou: Deus, ou Satanás? Não podemos dizer que o diabo esta zangado conosco se é Deus que esta.
      É triste ver um homem que ganhou a sua vida e perdeu a presença do Senhor. Este homem ganhou muitas mulheres, fama e riqueza, mas perdeu o chamado do Senhor, agora vive num limbo espiritual, num vazio espiritual. “Eu abri ao amado, mas já o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido; a minha alma se derreteu quando antes ele me falou; busquei- o e não o achei. Chamei- o, mas ele não me respondeu” (Ct 5: 6).
      A maior tragédia na vida do homem é perder o senso da presença de Jesus Cristo. Olhamos para este triste exemplo de Salomão, e nos perguntamos como um homem tão abençoado e dotado pôde trocar seu bom nome, seu lugar na história, seu reino, e o seu lugar em Deus, pelo direito de ceder a paixões incontroláveis. Um homem que tinha uma mensagem bombástica, uma comunhão maravilhosa com Deus. Um grande pregador! “Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro” (1 Rs 8: 60). Que mensagem este homem trouxe para o povo de Israel em 1 Reis 8! Mas Salomão deixou de lado o chamado do Senhor, negligenciou a sua palavra, perdeu a comunhão com o Amado, e em seus ultimo dias alertou os jovens: “Lembra- te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Ct 12: 1).
      De grande pregador passou a ser um grande construtor, projetos e mais projetos a vida desse homem resumiu em um canteiro de obra: “Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas” (Ct 2: 4). Para preencher o vazio espiritual, por não atender o chamado do Senhor, dedicou a sua vida em construir, passou 13 anos construindo um palácio maravilhoso, projetou grandes jardins, parques, reservatório, tanques e aquedutos, tornou- se o rei do gado, o senhor da pecuária.
      Salomão possuía animais exóticos, ouro, prata, marfim, guarda- costas, cavaleiros, atendentes e 700 mulheres. Diante desse “paraíso” de Salomão a rainha de Saba perdeu o fôlego, não sabendo ela que Salomão estava preste a se tornar o homem mais patético, solitário e desiludido do reino, um homem sem contentamento. “Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Tm 6: 7- 8).
      Salomão era um homem admirado, de visão, um excelente empreendedor, mas interiormente era profundamente perturbado: “Olhei para todas as obras que as minhas mãos fizeram, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e vi que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol” (Ec 2: 11).
      Salomão o empreendedor, é um exemplo do crente bem sucedido, mas que vive vagando espiritualmente, por ter negado o seu chamado! Se há um homem que amou a teologia da prosperidade, esse homem foi Salomão! “Era o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano seiscentos e sessenta e seis talentos, além do que vinha dos vendedores e negociantes, de toso os reis da Arábia, e dos governadores do país” (1 Rs 10: 14- 15).
      Salomão estava tentando construir com as mãos o que havia perdido no coração, muitas das construções e planejamento de prédios religiosos de hoje, são resultados da perda do chamado do Senhor. Obviamente sabemos que há as exceções! Ainda há homens de Deus construindo somente para glória de Deus. Nem todos os projetos são vaidade! Mas a maioria dos projetos na igreja hoje é resultado cobiça e materialismo desenfreado! Deixaram o espiritual, voltaram- se para o material, querem o poder político, ao invés do poder de Deus! Constroem torres cada vez mais altas para estar próximo ao céu, mas rejeitam o caminho estreito! Desejam ir para o céu usando Tijolos, betume, cal. “Então disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque o céu, e façamos- nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face da terra” (Gn 11: 4). Enquanto o Espírito Santo une as línguas, raças, tribos até os confins do mundo, através do chamado do Senhor! O materialismo, a cobiça o pecado separa!
      O segundo exemplo: O homem que perdeu a sua vida e ganhou a presença de Jesus. Paulo! Como Salomão, foi visitado duas vezes, a primeira no caminho de Damasco: “... Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Agora levanta- te, e entra na cidade. Lá te será dito o que te convém fazer” (At 9: 5- 6). Segunda vez quando foi recebeu o Espírito Santo: “Então Ananias foi, entrou na casa e, impondo- lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver, e seja cheio do Espírito Santo” (At 9: 17). Paulo poderia parar nestas duas visitas do Senhor, pois agora ele teria um testemunho sobrenatural. Mas Paulo, assim como Salomão ouviu um chamado para algo mais elevado! “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas” (Mt 11: 29). Era o amado dizendo: “Vem. Venha para o meu jardim e aprenda de mim” (Ct 4: 12). Paulo ouviu a voz e o chamado e correu atrás do seu Amado na Arábia. Desistiu da aceitação e reconhecimento imediatos, deixou para trás uma falsa religião o diploma de doutor da lei, pois fora educado aos pés de Gamaliel. (At 22: 3).
      Paulo entendeu o chamado do Senhor, para ele: “... Mais bem- aventurada coisa é dar do que receber“ (At 20: 35). Esquecendo tudo, agora, ele prosseguia para o alvo, deixando para trás todas as demandas religiosas. Jesus Cristo era o seu alvo. A Arábia era para Paulo os pastos verdejantes, seu prazer era passear no jardim do Amado, contemplando o Lírio do Vale, a Rosa de Saron.
       Paulo havia encontrado algo mais valioso que o ouro e prata! Ele recomenda: “De ninguém cobiceis prata, nem ouro, nem vestes” (At 20: 33). Paulo alertou o jovem Timóteo a respeito o do perigoso caminho largo do materialismo, da ganância e cobiça! “Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmo com muitas dores” (1 Tm 6: 9- 10).
      Paulo aprendeu o principio do contentamento nas necessidades e na abundancia, na fartura e na fome, ele não nos ensina a se conformar com as situações, mas ter contentamento no Senhor em todas as situações de nossas vidas! “... já aprendi a contentar- me em toda e qualquer situação... Em toda maneira, e em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundancia, como a padecer necessidade” (Fl 4: 11, 12, 13). Paulo não construiu nenhum aqueduto, ponte ou jardim suspenso, não se adornava em roupas finas, não construiu nenhum castelo, muito menos possuía uma frota marítima, Paulo não se candidatou a nenhum cargo político. Era um homem que perdeu a sua vida aqui neste mundo, mas ganhou a Jesus.
      Análise! Você acha que um homem de Deus que esteja seguindo o Senhor Jesus Cristo tem tempo para se rebaixar a sonhos terrenos? O homem de Deus deve estar assentado nas regiões celestiais em Cristo Jesus, ouvindo o tempo todos os planos de Deus. Billy Graham ao ser convidado pela Casa Branca para exercer um cargo político respondeu: “Eu não posso me rebaixar! Pois, sou um ministro de Deus”.
       Tudo isso é loucura! Deixar o status, a fama, a fortuna, a carreira, os aplausos para seguir Jesus?
       Hoje, têm os loucos por times de futebol, por carros, por mansões, por plásticas, joias, dinheiro, homens e mulheres. Mas Paulo? Ele não! Sua loucura era outra. “Nós somos loucos por amor de Cristo...” (1 Co 4: 10). Você conhece muitos loucos por Jesus em meio a esse materialismo desenfreado?
       Graças a Deus que há um mover no meio do povo de Deus, muitos querem se trancar no jardim do Amado, ouvir a sua voz, estão cansados da teologia do ouro misturada com barro, apresentada por pastor- político, pastor- astro, pastor- famoso e bem sucedido. “Tem de haver mais do que isso! Quero ver Jesus! Estou enjoado de tanta superficialidade, do ativismo, do agito, das apresentações, das posses. QUERO VER JESUS!”.
        Graças a Deus pelos loucos por Cristo, que não estão dando ouvidos as musica o coral e banda de Nabucodonosor! E muito menos ajoelhados diante da estatua de ouro. Pastor Ciro Sanches escreveu: “Como Paulo reagiria ao tomar conhecimento do evangelho empirista, que supervaloriza as experiências e os milagres, em detrimento da Palavra de Deus? Que reação teria ao conhecer o evangelho antropocêntrico, que apresenta Deus um “Papai Noel”, cujo prazer resume- se em distribuir presentes aos “meninos” que têm fé?
        Daria Paulo algum conselho aos seguidores dos evangelhos teologicocêntricos e filosófico, que não consideram a Palavra de Deus a fonte primaria de autoridade? Como ele reagiria ante os evangelhos farisaico, da prosperidade e do entretenimento?” (indico o livro: “Evangelho que Paulo jamais pregaria”).
        Dois exemplos, ambos tiveram dois chamados. Salomão e Paulo! O que Paulo ganhou espiritualmente, por ter perdido materialmente, Salomão tentou ganhar materialmente o que perdeu espiritualmente.
        Salomão: aquedutos e tanques.
        Paulo: água vivas.
        Salomão: Templo laminado a ouro.
        Paulo: Templo do Espírito Santo.
        Salomão: Um magnífico palácio aqui.
        Paulo: Mansões preparadas por Jesus.
        Salomão: um trono aqui.
        Paulo: um trono com Cristo.
        Salomão: carruagens douradas.
        Paulo: carruagens do Senhor dos exércitos.
        Salomão: pastos verdejantes e águas frescas em Ain Karim.
        Paulo: as promessas do Salmo 23.
        Salomão: amor de setecentas mulheres.
        Paulo: somente a companhia do Senhor.
        Salomão: ruas calçadas com ouro em Jerusalém.
        Paulo: ruas de ouro da Nova Jerusalém.
Tentamos suavizar as palavras de Jesus: “... Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. Outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mt 19: 23- 24).
     A Bíblia nos revela que muitos ricos foram salvos, mas, somente os que não tinham o amor do dinheiro. Em outras palavras? Desapego total as coisas materiais. Salomão se apegou as riquezas e veja como terminou! Um home solitário e desiludido, mergulhado em vaidade. (vaidade significa vazio, oco).
     Paulo combateu o bom combate, ouviu a voz do Amado dizendo: “Vem comigo... saiamos, venha conhecer o meu jardim”. Santo do Senhor! Valorize o chamado do Amado, não desperdice o seu tempo em construções e projetos humanos, fama e fortuna. Quantas vezes o Amado já te chamou? Você tem ignorado o chamamento do Senhor? Olhe para o exemplo de Salomão! Não quero ficar diante do trono de Cristo no Juízo e ouvi- ló me dizer: “Eu chamei, mas você recusou”. O exemplo de Paulo é maravilhoso! Ou Jesus é o Senhor de tudo agora, ou não será Senhor de nada! “E, na verade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo...” (Filipenses 3: 8). Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário