LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O QUE TENS NAS MÃOS?


O que você tem nas mãos hoje? Ansiedade quanto ao futuro? Medo dos “gigantes” que se levantam contra você? Incredulidade e desespero? Uma pergunta semelhante Deus fez a Moisés na sarça ardente. Moisés estava preocupado e, consciente das suas próprias limitações, expressou o seu temor quanto ao chamado de Deus para libertar Israel da escravidão. Então, Deus simplesmente perguntou a Moisés: “... Que é isso que tens na mão?...” (Êxodo 4: 2).
     Deus tirou a atenção de Moisés da sua ansiedade quanto ao futuro e sugeriu que se concentrasse naquilo que estava bem a sua frente... Um cajado de pastor. Deus mostrou a Moisés que ele poderia usar este objeto comum para realizar milagres como um sinal para os incrédulos. À medida que a confiança de Moisés em Deus aumentava, assim também se ampliava a magnitude dos milagres que Deus realizava através do seu servo.
     Temos um triste relato do rei Jeoás, rei de Israel que foi até Elizeu quando sentiu medo do cerco do inimigo, Elizeu, servo do Senhor disse a Jeoás: “... Põe a mão sobre o arco. Pegando ele o arco, Elizeu pôs as suas mãos sobre as mãos do rei, e disse: Abre a janela para o oriente, e ele a abriu. Disse mais Elizeu: Atira! E ele atirou. Prosseguiu Elizeu: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os siros! Tu ferirás os siros em Afeque, até os consumir” (2 Reis 13: 16- 17).
     Jeoas tinha tendência de desesperar- se por oportunidades perdidas, por não saber valorizar o que Deus havia colocado em suas mãos: “Disse mais: Toma as flechas. E o rei as tomou. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E ele a feriu três vezes, e cessou. O homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes deverias tê- La ferido; então terias derrotado os sírios até os consumir. Mas agora só três vezes ferirás os sírios” (2 Reis 13: 18- 19).
      A negligência com relação à Palavra de Deus está causando esterilidade e morte... E, enumeras derrotas ao povo de Deus. Muitos crentes são motivados pelo medo e não pelo amor! Devemos ser movidos tanto pelo temor da Palavra de Deus, quanto por Seu esmagador amor por nós. A Palavra de Deus é uma espada de dois gumes. Hoje em sua maioria, os cristãos não leem, não conhecem, nem planejam ler a Palavra de Deus! Passam horas ingerindo detritos de sujeira na TV... Mas não têm tempo e não têm desejo de expor- se à sua Palavra e serem provados por ela, e milhares de crentes estão se apresentando ao Senhor com as mãos vazias.
      A Bíblia nos revela um homem com fé, coragem e atitude! O mais maravilhoso dessa história é que, o herói, o vencedor é justamente o menor de todos! Quem era este homem? Davi! Davi venceu porque confiou em Deus e não se apresentou a Ele com as mãos vazias: “E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô- lós no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão de sua funda...” (1 Samuel 17: 40a).
       Jeoás feriu a terra com três batidas das flechas, sendo que era para bater cinco ou seis vezes. Muitas vezes agimos como Jeoás. Deveríamos crer na Palavra de Deus e tremer por causa dela, deixando- a revelar cada segredo oculto, trazendo á luz cada coisa escura, permitindo que a Palavra de Deus purgue em nós, para que os obstáculos desapareçam, pois negligenciar a Palavra do Senhor impende o nosso crescimento espiritual e trazem morte.
       Diferente de Jeoás, Davi mergulhou profundamente nas águas daquele ribeiro antes de ir para a peleja com o gigante. Aquele pequeno rio representa a Palavra de Deus: “Vós já estai limpos, pela Palavra que vos tenho falado” (João 15: 3). Portanto da próxima vez em que você enfrentar uma circunstância difícil, não vá agir por impulso emocional, lembre- se de tomar algum tempo para orar, ler a Bíblia e conversar com Deus, no sentido dEle lhe orientar qual seja a melhor coisa a fazer. “... e o puro de mãos vai crescendo em força” (Jó 17: 9b).
       Davi escolheu cinco seixos daquele pequeno rio, mergulhou e pegou cinco pedras arredondadas que estavam no fundo daquele rio: “Todos eles comeram da mesma comida espiritual, e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10: 3- 4). Davi pegou cinco seixos, sabendo que ia usar apenas um, mas teve a preocupação de antever futuros problemas, diferentemente do rei Jeoás.
        Davi pegou cinco pedras, mas usou apenas uma, sobraram quatro pedras, mas porque ele pegou cinco? Você lembra quantas vezes era para o rei Jeoás bater com as flechas na terra? Cinco ou seis vezes! Quantas vezes ele bateu? Três vezes, quais foram às consequências para o seu reinado por não antever futuros problemas? Morte e desespero! “... Que o braço completamente se lhe seque, e o olho direito de todo se escureça” (Zacarias 11: 17b).
     Davi guardou as quatro pedras quando descobriu que o gigante Golias tinha quatro irmãos (gigantes como ele) e que bem poderiam vir contra ele quando vencesse Golias. Então, caso isso acontecesse de fato, Davi teria uma pedra para cada gigante: “Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele seus servos, e tanto pelejaram contra os filisteus que Davi se cansou. E Isbi- Benobe, que era dos filhos dos gigantes, e o peso de cuja lança tinha trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, este intentou ferir Davi. Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel. E aconteceu, que depois disso, que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o busatita, feriu a Safe, que era dos filhos dos gigantes. Houve, mas outra peleja contra os filisteus em Gobe; e Elanã, filho de Jaeré- Oregim, o belemita, feriu Golias o geteu, de cuja lança era a haste como eixo de tecelão. Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um  homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos em cada pé outros seis, vinte e quatro por todos, e também este nascera dos gigantes. E, injuriava a Israel; porém Jônatas, filho de Siméia, irmão de Davi, o feriu. Estes quatro nasceram dos gigantes em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos” (2 Samuel 21: 15- 22).
     Para os cinco gigantes, Davi tinha cinco pedras. Se você é crente, Deus, com certeza tem um plano para você, quer que você faça alguma coisa. Talvez seja algo que até sobrepuje sua imaginação e sonhos mais ousados. Deus pode operar abundantemente em sua vida, muito mais do que você pensa, ou mais do que peça. Lembre- se! “Portas grandes giram em dobradiças pequenas”. “Longura de dias há na sua mão direita; na sua mão esquerda riquezas e honra” (Provérbios 3: 16).
    Muitas especulações tem sido feita em torno dessas cinco pedras, mas a verdade é que Davi tinha em suas mãos cinco pedras arredondadas do pequeno rio, uma pedra para cada gigante! A primeira pedra para Golias, a segunda pedra para Isbi- Benobe, a terceira pedra para Safe, a quarta pedra para o segundo Golias (2 Samuel 21: 19), a quinta pedra para o gigante Hexadactílio, nome que se dá para aquele que possui seis dedos nas mãos ou nos pés.
     O que tens na mão! O que Deus quer é que você esteja totalmente rendido a ele. Sim! Literalmente de mãos para o alto em santo temor. “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contendas” (1 Timóteo 2: 8). Para que Deus possa colocar em suas mão coisas simples para sua glória e louvor. 
     Que neste dia você possa ter a disposição de Deus para o serviço, no lugar onde Ele o colocou. Deixe- o operar em sua vida tornando- o uma poderosa arma de justiça. E se ele resolver deixa- ló por algum tempo em sua aljava, em vez de atirá- lo contra um grande alvo, então tudo bem. Não se preocupe com isso. Ele sabe o que esta fazendo. Quanto a você, preocupe- se apenas em ser uma flecha aguda, ou um servo que maneje bem uma pedra na funda, preparado para ser usado a qualquer momento... Á disposição dEle para a honra que ele quiser, para glorificá- lo. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Esforcem- se as mãos de todos vós, que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas...” (Zacarias 8: 9a).
     Algum dia será o fim de todos nós. E quando morrermos, a pergunta que ficará no ar será: “Você obedeceu aos propósitos de Deus nesta geração, ou preferiu flutuar pela vida, como um peixe morto que é carregado pela correnteza?”. A decisão é sua. Como iremos nos apresentar diante de Deus? Lembre- se! Nem todos podemos ser reis, como Davi, mas cada um de nós pode ser um cristão segundo o coração de Deus. Qual era o segredo de Davi? “Achei a Davi, meu servo; com o meu óleo o ungi. A minha mão será firme com ele; o meu braço o fortalecerá” (Salmos 89: 20- 21). O que você tem em suas mãos hoje? Pastor Elias Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário