LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A NOIVA DO CORDEIRO

O grande Rei do universo se humilhou a si mesmo para se tornar um servo por nossa causa. Ele Se deu por nós para que Ele pudesse Se dar a nós. Louvado seja Deus. Deus é amor. Foi para isso que fomos criados, para amar e sermos amados. Para conhecer o amor de todos os amores. Uma noiva sem amor é uma contradição. É um mar se água, sol sem luz, mel sem doçura, pão sem substancia.
     De Gênesis ao Apocalipse, a epopeia do amor move- se de eternidade a eternidade. Deus é amor, e assim como Eva saíra da costela de Adão, a Igreja nasceu do sacrifício vicário de Cristo Jesus em prol de toda a humanidade. Por isso, Deus só entregará a mão do Seu Filho Amado, para uma noiva virgem, pura e fiel.
     A virgindade espiritual, a fé cristã, é imensuravelmente superior à pureza física; pois ela sozinha pode ganhar o céu. A virgindade da noiva era especialmente importante para os israelitas antes do casamento: O sumo sacerdote só poderia tomar por esposa uma virgem: “Ele tomará uma mulher na sua virgindade” (Levítico 21: 13). Portanto, o noivo podia exigir uma prova de virgindade antes da consumação do casamento. Os pais da noiva teriam então, que exibir provas dessa virgindade.
     É chegado o momento dos santos mostrarem- se cada vez mais santos, através da aliança com Cristo. Não há dúvida de que, nestes derradeiros dias, haveremos de presenciar o surgimento de uma geração que,  amorosa e sacrificialmente, tudo fará para honrar o Cordeiro de Deus através de uma vida irrepreensível e piedosa: “Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó” (Salmos 24: 6). Em contrapartida, o numero dos abomináveis aumentará de forma assustadora, e tudo farão para trazer o mundo para dentro da igreja, as consequências são as mais trágicas possíveis, através do mundanismo, milhares de almas estão desviando- se dos santos mandamentos. Preciosas almas que estão sendo brutalmente violadas do batismo, noivas virgens, puras, que são levadas a prostituição pela palavra do falso pregador.
    Falsos pregadores que não estão tendo zelo pela noiva de Cristo. O apostolo Paulo sabia do valor da noiva do Cordeiro, quando declarou: “Estou zeloso de vós com zelo de Deus. Tenho- vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2 Coríntios 11: 2).
    Na Igreja do falso pregador, o bordel não é tão ruim assim. Mesmo se o proprietário do bordel prostituísse diariamente virgens, esposas religiosas, por mais terrível e abominável que sejam essas coisas, eles não seria pior nem causaria mais dano que esses falsos pregadores, pois esses violam a virgindade espiritual da noiva do Cordeiro. Mas, em breve esses falsos pregadores terão que enfrentar a ira do Noivo, pois o Seu retorno esta próximo.
    O retorno glorioso de Cristo a terra para, numa primeira etapa, buscar a Igreja, e numa segunda, apresentar- se gloriosamente com a Igreja a fim de implantar o seu reino neste mundo. (1 Ts 4: 13- 17, Jd 14).
    Jesus Cristo, o noivo nos deixou a parábola das dez virgens, que contém um grande alerta sobre o seu retorno e a importância de nos manter- mos sóbrios e vigilantes. Esta parábola se relaciona com todos nós, isto é, com toda a igreja. As dez virgens são todas as almas cristãs.
     Cinco eram sábias e cinco tolas. Cada alma no corpo é denotada pelo número cinco, porque faz uso dos cinco sentidos. Temos a percepção pela porta de cinco dobras: a visão, a audição, o olfato, o paladar ou o tato. Aqueles que se privam dos cinco sentidos ilícitos, receberam o nome de virgens, são virgens por causa da abstinência do uso ilícitos dos sentidos; têm lâmpadas por causa das boas obras. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que veja as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5: 16). As boas obras significam as lâmpadas.
    Nos “lombos cingidos” está a virgindade; nas “candeias acesas”, as boas obras. “Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias”. (Lucas 12: 35).
    “Noiva virgem”. Todos nós temos este nome, jovens, crianças e casados. (2 Coríntios 11:2). Por isso, devemos nos precaver contra o diabo, o corruptor desta virgindade. “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. (2 Coríntios 11: 3).                Poucos têm a virgindade física no coração. A abstinência dos sentidos ilícitos.
   Aquele que desvia seu olfato dos fumos ilícitos e seu paladar da comida ilícita dos sacrifícios, aquele que recusa o abraço da esposa de outro homem, reparte o pão aos famintos, veste o desnudo, reconcilia os litigiosos, visita os doentes e que se aparta do mal. Sãos esses que têm a virgindade física no coração.
    Mas porque cinco foram rejeitadas? Porque cinco são sabias e as outras cinco tolas? Como fazemos distinção? Através do óleo. O que significa o óleo? O amor. Sim. O óleo do amor. “... E agora eu vos mostrarei o caminho mais excelente. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine”. (1 Coríntios 12: 31b; 13: 1). O óleo do amor nunca falhará. Coloque em cima da água e ele se manterá acima, o coloque embaixo e ele se elevará a cima da água.
    “... sai ao seu encontro” (Mateus 25: 5). Isto significa. Esperar o Noivo com o coração transbordando de amor, são aqueles que amam a sua vinda, pois, cada dia mais, se aproxima a vinda do Senhor, e o coração da noiva se inflama de amor. “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. (2 Timóteo 4: 8).
    Se há uma coisa que não pode faltar na vida do cristão é o óleo do amor, pois “Demorando o noivo, todas elas acabaram cochilando e dormindo” (Mateus 25: 5). O esfriamento do amor esta acontecendo neste exato momento em muitas igrejas e, na vida de milhares de crentes. “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos esfriará”. (Mateus 24: 12).
    Somente as virgens sábias irão perseverar até o fim. “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 24: 13).
   “... todas elas acabaram cochilando e dormindo” (Mateus 25: 5b), há um sono do qual ninguém escapa. “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. (1 Tessalonicenses 4: 13). Você acha que por alguém ser sábio não morre? Seja a virgem tola ou sábia, todas sofrem o sono da morte igualmente.
    As virgens sábias dizem: “Todos os sinais estão se cumprindo, as profecias estão desenrolando, o dia do julgamento se aproxima, não vejo a hora de encontrar com o meu Noivo”.  Porém as noivas tolas dizem: “Há guerra, tribulações, nação contra nação, terremoto sobre terremoto, Jesus esta voltando, e o dia do julgamento nos encontrará aqui, e eu não tenho o óleo de reserva”. Elas dormem sem se preocuparem do óleo de reserva. Porém as virgens sábias dormem o sono do amor. Amigo! Que o sono o ache esperando assim, como noiva sábia.
    Os que dormem não acordarão? (ressuscitarão). “Não vos maravilheis disto, pois vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticam o mal, para a ressurreição da condenação” (João 5: 28- 29).
    “Mas, a meia noite ouviu- se um grito: Ai vem o noivo, sai ao seu encontro” (Mateus 25: 6), em essência esta dizendo: “Quando não há nenhuma expectativa, absolutamente nenhuma convicção. A noite da ignorância. Virá para vocês quando não estiverem cientes”. Jesus alertou a Sua noiva:  “... Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. (Atos 1: 7b). O sono da morte virá. Quer vocês cochilem ou não, sim! Ele virá. “Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite”. (1 Tessalonicenses 5: 2).
     “... ouviu- se um grito...” Amigo! Você sabe que clamor é esse? “Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro”. (1 Tessalonicenses 4: 16).
     Note a expressão. “... Ai vem o noivo...”, o que segue? “Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas”. (Mateus 25: 7. grifo meu). Chegará o dia em que todos se levantarão dos sepulcros, as virgens sábias e as loucas. “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos” (Atos 24: 15).
    O erro eterno das virgens loucas foi o de não levaram azeite de reserva consigo em suas vasilhas (corações). O óleo precioso do dom de Deus. Amado! Você tem óleo do amor? Então Leve consigo, dentro do coração para agradar a Deus, no dia da ressurreição.
    As virgens loucas se privaram de coisas ilícitas e fizeram boas obras, mas apenas para serem louvados pelos homens. “Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, pois assim faziam seus pais aos falsos profetas” (Lucas 6: 26). A busca do louvor dos homens é a evidência de que não havia óleo interior nos seus corações. As lâmpadas das virgens sábias queimavam com um óleo interior, com a garantia de uma boa consciência, com uma glória interior, com uma caridade interna.
     As lâmpadas das virgens tolas também queimavam. Por que queimavam? Porque ainda não havia falta dos louvores dos homens. Mas depois que se levantaram da ressurreição dos mortos, ela começaram a preparar as lâmpadas, começaram a se preparar para prestar contas ao Senhor. Mas não havia ninguém para louva- las, ninguém que pudesse defende- las. Elas descobriram que lhes faltava o mais precioso dos dons. O dom do amor. “... Daí- nos do vosso azeita; as nossas lâmpadas se apagam”. (Mateus 25: 8).
     Elas procuraram o que se a costumaram a buscar, para brilhar com o óleo de outrem, para andar segundo os louvores de outrem, tudo o que faziam era para agradar os homens, a ponto de se esquecerem de guardarem os seus depósitos espiritual."Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia" (2 Timóteo 1: 12).
   O que significa “... Ide antes aos que o vendem, e comprai- o” (Mateus 25: 9), em essência, Ele esta dizendo: “Os que Vendiam louvores, elogios”. Mas, na ressurreição dos mortos, quem poderá se gloriar de um coração puro diante do Senhor? Muitos deram esmolas, ampararam o necessitado, profetizaram, falaram em línguas, expeliram demônios, operaram milagres em nome de Jesus, mas elas não possuíam o óleo do amor, e o que poderão fazer agora com os elogios dos homens? “Guardai- vos de praticar vossos atos de justiça diante dos homens, para serdes vistos por eles. Se o fizerdes, não tereis galardão junto de vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 6: 1). Nós temos o óleo, mas, sabemos que o óleo é dEle, esse óleo é para que as nossas obras glorifiquem o nosso Pai que esta nos céus.
     Enquanto as noivas loucas buscavam pessoas por quem serem louvadas, não acharam nenhum louvor ou consolo, elas não tinham comprado ou encontrado óleo de quem pudesse comprar, e para o desespero eterno, acharam a porta fechada, bateram, mas já era tarde. “... E fechou- se a porta!” (Mateus 25: 10).
     Hoje é o tempo de “... batei, e abrir- se- vos- á” (Mateus 7: 7), enquanto estamos no tempo da graça e não no tempo de julgamento. É tempo da misericórdia; arrependam- se. Vão esperar para se arrepender no tempo de julgamento? As tolas se arrependeram de não terem levados óleo consigo, mas do que adiantou? Foi o ultimo arrependimento, a porta estava fechado, e lhes foi dito: “... Em verdade vos digo que não vos conheço”. (Mateus 25: 12b). Em essência Jesus esta dizendo: “Eu rejeito vocês segundo o meu conhecimento. Eu não as reconheço, meu conhecimento não conhece vícios, não conheço vícios, mas julgo vícios. Não conhece na pratica; julga reprovando- os, assim nunca vos conheci”. “Portanto vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. (Mateus 25: 13).
     Mas se todos dormimos, como vigiaremos? Com o coração, com a fé, com a esperança, com o amor ágape, com as boas obras; e então quando dormirmos no corpo virá o tempo de ressuscitarmos para a vida eterna. Amados! Não morram sem ter o precioso óleo de reserva. Preparem as suas lâmpadas. Com óleo do amor as lâmpadas jamais se apagarão, pois, serão renovadas com o óleo interno da consciência. E quando o Noivo acorda- las na ressurreição dos mortos os abraçará, Ele os trará a sua casa. Pois, Ele nos resgatou e nos redimiu com o seu precioso sangue. A medida em que se aproxima a volta de Jesus, nosso amor tem de aumentar. “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5: 25).
    Jesus nos tem demonstrado um amor incomum e eterno. “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que a sua hora de passar deste mundo para o pai já tinha chegado, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou- os até o fim” (João 13: 1). Ele esta prestes a buscar a sua Igreja para, um relacionamento de amor.
    Jesus em breve virá arrebatar à amada. O rapto da Igreja será a consumação de um amor que jamais deixou de ser eterno. Como esta a sua reserva do precioso óleo do amor? Pastor Elias Fortes.



Um comentário: