LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A PEDRA DA ESQUINA

Isaías no capitulo 28, verso 16, diz: “Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, do firme fundamento; aquele que crer não se apressará”. Nessa passagem bíblica, há uma correlação do Senhor Jesus: a Rocha Eterna, com a Igreja, Sião: “... assentei em Sião uma pedra...” Jesus está estabelecido como base na vida da igreja. Senhor dos Senhores,  Rei dos Reis, cabeça da Igreja. “... pedra já provada..”. Jesus se fez homem, habitou entre nós, sofreu tudo aquilo que um homem podia sofrer. Foi perseguido e morto e moído por nós. Mas cumpriu todo o projeto do Pai, vencendo a morte, Ele é vencedor. “... pedra preciosa...” Tudo o que a igreja tem, seu grande tesouro precioso é Jesus. Só Ele pode salvar. Pois, Ele é a “... pedra de esquina...”. (ou pedra angular), É a pedra colocada no ângulo de dois muros, fazendo a amarração, não deixando brechas. Jesus veio para nos unir ao Pai. Uma união firme e segura, removendo toda brecha gerada pelo pecado. Ele é a pedra principal dessa esquina. “... que está bem firme e fundada...”. Ele é o fundamento da Igreja, no qual podemos construir nossa vida espiritual. Com segurança, “... aquele que crer não se apresse.”.
       Mas, o que acontece com uma sociedade, quando Jesus Cristo é rejeitado? O que esperar, quando Ele é banido de nossos lares, de nossos colégios, faculdades, de nossas vidas e de nossas igrejas? Amado! Essa amarração é desfeita, logo as brechas irão aparecer. Logo outra “pedra da esquina” será colocada no lugar. Jesus disse: "Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas" (Mat. 12: 39). Isto foi dito aos escribas e fariseus que desejavam um sinal de Cristo para provar a Sua deidade. Nenhum sinal, contudo, será dado para avalizar Sua Divindade. O sinal dado a todos os homens foi à ressurreição, nenhum outro sinal de sua divindade é necessário.
       No entanto Jesus efetivamente exortou as pessoas a discernir os sinais dos tempos: "... Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mat. 16: 3). Jesus também preveniu: "Haverá grandes terremotos, epidemias e fomes em vários lugares, cousas espantosas e também grandes sinais do céu... Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade" (Luc. 21: 11, 25). "Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra" (At. 2: 19).
     Há um sinal claro em nossos dias; um exército crescente de usuários da pedra do crack, e este é um dos sermões Ilustrados Vindos Da Parte Do Senhor. Esses maltrapilhos cadavéricos e mendigos constituem um grande e óbvio sinal do julgamento que está às portas. Mesmo que o governo os conservasse presos, trancando-os em alguma instituição, mesmo assim, outro exército maior iria brotar em questão de dias! Vemos até mesmo mendigos bebês: viciados infantes, chegando aos milhares! Se alimentando da fumaça no ventre de sua mãe e através do leite materno.
    O inimigo astuto esta prevalecendo sobre os nossos filhos através da praga das drogas. Estas pessoas que jazem nas ruas, tanto jovens como os velhos, trazem um significado profético para nós, Jeremias profetizou "Jazem por terra pelas ruas o moço e o velho" (Lamentações. 2: 21). O profeta está clamando: "Vejam o que está acontecendo com os nossos filhos"! Diz: "Levanta a Ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas" (Lamentações. 2: 19).
     O profeta chora pelos moços e pelas moças que estão perdidos pelas ruas, caminhando como esqueletos com faces encovadas, morrendo em pé. "Escureceu- se- lhes o aspecto mais do que a fuligem (sujeira); não são conhecidos nas ruas; a sua pele se lhes pegou aos ossos, secou-se como uma madeira... Erram como cegos nas ruas, andam contaminados de sangue, de tal sorte que ninguém lhes pode tocar nas roupas... Os nossos olhos ainda desfalecem, esperando vão socorro; temos olhado das vigias para um povo que não pode livrar. Espreitavam os nossos passos, de maneira que não podíamos andar pelas nossas praças; aproximava-se o nosso fim" (Lamentações. 4: 8, 14, 17, 18).
      A pobreza foi o único fator a levá-los para as ruas? Não. Isto foi também devido à ação de um espírito demoníaco! A cidade e todas as repartições municipais estão estarrecidas. "O que está acontecendo?" perguntam. "Qual a razão deste súbito aparecimento de um exército de maltrapilhos desesperançados, nestes últimos dias?" Durante certo julgamento que foi trazido sobre Israel, Isaías clamou: "Já os teus filhos desmaiaram, jazem nas entradas de todos os caminhos [cruzamentos], como o antílope na rede; cheios estão do furor do Senhor e da repreensão do teu Deus" (Isaías 51: 20).
     Esta é uma repreensão divina, um testemunho do pleno furor de Deus. Os jovens jazem nas ruas como um sinal visível que não pode ser ignorado! Que Deus nos ajude, pois creio que estamos sobre julgamento divino, a Palavra esta se cumprindo sobre nossa nação. "A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos" (Provérbios. 14: 34).
    E o mais triste é que destes milhares maltrapilhos são apenas crianças e adolescentes que dormem nas esquinas debaixo de papelões ou em prédios infestados de lixo e ratos. Eles estão perdidos em um mundo alucinado pelo crack. Muitos vendem os seus corpos por um determinado valor, oferecendo favores sexuais por alguns reais!
     Jeremias culpou os profetas e os pregadores pela queda de Israel. "Foi por causa dos pecados dos seus profetas, das maldades dos seus sacerdotes que se derramou no meio dela o sangue dos justos" (Lamentações. 4: 13). Anteriormente, Jeremias diz: "Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas chegarem ao seu fim?" (Jeremias. 5: 31). Os pregadores têm dito à Igreja que "tudo vai bem" por que eles possuem o "espírito de ganância" (Provérbios. 1: 19). Eles têm pecado por não pregarem a verdade, por não avisarem o povo, por levarem os cristãos a dormir, à beira da condenação! Milhares de pessoas estão sendo enganadas em muitas igrejas com uma mensagem de auto- ajuda, estão mais interessados em colocar Deus na “parede” para obter o conforto físico. São bombardeados com “canções de amores” do tipo: “Você vai conseguir”, “Você vai vencer”.  Você, você, você... Mas quando as tempestades chegam, eles não têm raízes, não tem alicerces. Eles certamente cairão. Pois, estes traficantes da fé, oferecem o crack espiritual, uma alucinação passageira, muitos não conseguem largar a sua "pedra" da ganancia, do materialismo, do sexo fora do casamento, dos vícios, da ira, da porfia, da contenda, do falso testemunho e tantas outras pedras que têm definhado o povo de Deus.
      Ouça! Os profetas da "paz e prosperidade" também zombaram de Jeremias. Eles esvaziaram a sua mensagem e suas profecias de duas maneiras, dizendo, na verdade: "Temos ouvido isto há anos, e nada acontece. Em vez disso, nós estamos prosperando! As coisas têm melhorado, e não piorado!". E, "Sim, isto pode acontecer, e provavelmente acontecerá, mas muito para frente, em algum período do futuro.". Mas, Jeremias seguiu os indícios destes julgamentos em relação às horríveis mudanças que haviam caído sobre a nação. Um terrível declínio havia se estabelecido e um desabamento moral ocorrera. O povo havia caído deixando de ser uma sociedade justa, e passando às incríveis profundidades de degradação. "Como se escureceu o ouro! Como se mudou o ouro refinado! Como estão espalhadas as pedras do santuário pelas esquinas de todas as ruas!" (Lamentações. 4: 1). Aqui o profeta fala das transformações acontecidas no meio do povo e das instituições da sociedade, assim como da decadência do santuário. As pedras preciosas do povo, antes moralmente puras como o ouro, agora estão jogadas nas esquinas como cerâmica quebrada. Você consegue imaginar quantas pedras preciosas estão jogadas nas esquinas?
      À medida que chegava o fim do país, a condenação se acelerava. A sociedade chegou a um ponto onde ninguém tinha soluções, as transformações aumentavam rapidamente. As ruas se tornaram cheias de pobres esqueléticos e famintos, antigos jovens sérios, de bom trato, que ficavam remexendo no lixo, procurando comida. Estes mendigos desconsolados acossam o resto da sociedade, fazendo com que as ruas se tornem um campo de guerra. Isso não é o retrato de nossa sociedade de hoje? Olhe de novo para os jovens pedintes. O que você vê? Eu vejo um sinal claro vindo de Deus, nos prevenindo e apelando para que tomemos nota. É o quadro profético de nossa sociedade, enlouquecida pelas drogas.  Deus está dizendo: "Olhe para as esquinas! Olhe para os seus rostos cadavéricos! Este é o futuro de uma sociedade que rejeita o Meu Filho e que, se recusa arrepender- se de seus pecados”.
    Quando o julgamento cai sobre um povo, os jovens são esmagados. "... as virgens... e os meus jovens foram levados para o cativeiro... Fora, a espada mata os filhos; em casa, anda a morte... Os meus filhos estão desolados, por que prevaleceu o inimigo" (Lamentações. 1: 15,16, 18, 20).
     Não há desculpas para esta sociedade que deixa a Palavra de Deus de lado, optando por uma alucinação passageira. Ezequiel profetiza: "Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, que provérbio é este que vós tendes na terra de Israel: Prolongue-se o tempo, e não se cumpra a profecia? Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Farei cessar este provérbio, e já não se servirão dele em Israel; mas dize-lhes: os dias estão próximos e o cumprimento de toda profecia. Por que já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel... Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus" (Ezequiel 12: 21-24, 28). Em essência, Ezequiel esta dizendo: “o julgamento de Deus já está às portas!”. Mas, quem vai ouvir esta mensagem, em quanto os pregadores da paz e prosperidade fazem tanto sucesso? Os que realmente amam a Palavra do Senhor ouvirão. Pois através dela vemos o que acontece quando uma nação se recusa a discernir os sinais dos tempos. Jeremias alertou aquela sociedade: "Os seus adversários a dominaram, os seus inimigos prosperam; por que o Senhor a entristeceu, por causa da multidão das suas prevaricações; os seus filhinhos vão em cativeiro na frente do adversário" (Lamentações. 1: 5).
      Amado! Nenhuma das palavras das profecias de Deus falhou. E não irão falhar naquilo que se relaciona aos avisos dEle para com a nossa sociedade. Não é necessário ser místico ou um vidente para saber o que Deus está prestes a trazer sobre a nossa nação.
       No tempo de Isaías, Jeremias Ezequiel, milhares de vidas foram dizimadas pela espada, peste e a fome. Mas você já calculou o numero de vitimas do crack atualmente? As pessoas estão segas aos seus perigos. Lembre- se! Que nesta guerra, não são necessárias balas, tanques, canhões, aviões ou bombas. Simplesmente pacotinhos, milhões deles, cheios de pedrinhas brancas de crack em cada esquina: um amedrontador sinal da condenação de Deus! Muitos crentes não conseguem enxergar que a nossa nação esta experimentando uma condenação pior que a de Sodoma. Por quê? "Porquê maior é a maldade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, que foi subvertida como num momento, sem o emprego de mãos nenhumas" (Lamentações. 4: 6). Aquela cidade foi aniquilada em fração de segundos, a nossa esta morrendo lentamente, definhando nas esquinas, sim! Há um exército de cadáveres com suas pedras brancas, acenando para nós e pedindo SOCORRO! "Mais felizes foram as vítimas da espada do que as vítimas da fome; porquê estas se definham atingidas mortalmente... As mãos das mulheres outrora compassivas cozeram seus próprios filhos; estes lhe serviram de alimento na destruição da filha do meu povo" (Lam. 4:9-10).
       Enquanto isso, em nossos púlpitos, raramente falamos dos castigos de Sodoma, mas saiba que o julgamento de Sodoma foi uma condenação misericordiosa comparada ao julgamento de Jerusalém. Sodoma não passou fome, as mães não devoraram os seus bebês, não houve mendigos de pele e ossos comendo lixo, não houve uma geração de jovens morrendo lentamente torturados pelo pecado, devastados pela doença. Jerusalém foi humilhada, morreu por inanição, foi queimada, emaciada, atormentada, escravizada e feita prisioneira.
     O próprio Deus destruiu Sodoma em um instante, enquanto que Israel foi entregue às mãos de homens impiedosos.  Você consegue imaginar o juízo para os que estão debaixo da graça? As cidades serão julgadas às maõs de Satanás: "Ai da terra... pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera" (Apocalipse. 12: 12). Olha em volta? Você consegue ver o exército de cadáveres, alucinados nas esquinas? Milhares de jovens estão sendo dizimados todos os dias, estamos ouvindo os gritos em cada esquina, jovens sendo transformados em esqueletos vivos lotando os cemitérios. “O cavaleiro levanta a espada flamejante e lança relampagueantemente, e haverá uma multidão de mortos, e abundancia de cadáveres, e não terão fim os defuntos; tropeçarão nos seus corpos” (Naum 3: 3). Não precisamos ir longe para ver o julgamento de Deus em nossa sociedade, basta olhar para as esquinas de nossas igrejas.
       Igreja de Jesus Cristo. O que mais precisa acontecer para que possamos crer, obedecer e nos humilharmos, debaixo das potentes mãos do Senhor? Pois, somente a igreja militante de Cristo poderá fazer a diferença nestes instantes finais. Já passou da hora de obedecermos as Palavras do Mestre, que nos diz: “... Saí pelos caminhos e atalhos e força- os a entrar, para que a minha casa se encha” (Lucas 14: 23b). É hora de nos movermos na força do Espírito santo, pois em muita igrejas os sacerdotes estão dando “pedra” para os famintos, ao invés de pão.
        Igreja do Cordeiro, precisamos com urgência entrar em ação. Assim como Jesus ressuscitou Lázaro que estava morto e cheirava mal, Jesus continua a dizer a sua igreja: “... Tirai a pedra...” (João 11: 39. ênfase minha). Pois Jesus Cristo continua sendo “... a principal pedra da esquina” (Efésios 2: 20b). Você se lembra do dia em que Jesus removeu a sua “pedra”? Amado! Como é maravilhoso viver sem as ataduras do “pecado”, pois o pecado nos faz cheirar mal as narinas de Deus.
       Mesmo vivendo em “tempos difíceis” e “dias mal”, sabendo que as coisas neste mundo vão de mal a pior, mesmo sabendo que, em breve os vivos irão invejarem os mortos. Mas, enquanto Satanás distribui a sua “pedra branca” da morte, alucinando através da sua fumaça, as almas impenitentes para irem para o inferno. A igreja que é fiel a sua Palavra, Jesus promete: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar- lhe- ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Apocalipse 2: 17. ênfase minha). Qual pedra você escolhe? Pastor Elias Fortes.

Um comentário:

  1. Pastor meus parabéns que DEUS continue abençoando .
    Um forte abraço a Paz do Senhor .

    ResponderExcluir