LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de junho de 2016

CONHECENDO O TEMOR DO SENHOR

“Ouça o sábio e cresça em sabedoria, e o entendido adquira habilidade para entender provérbios e parábolas; os adágios e os enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o principio do conhecimento, mas os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Provérbios 1: 5- 7).
      O temor do Senhor! Uma mensagem odiada e esquecida no nosso dia, tanto pelo púlpito e banco.       Ao falar no temor do Senhor, vem a minha mente um grande servo de Deus, um homem que realmente pregou e viveu o temor do Senhor. Jonathan Edwards, 1703 - 1758, ele atingiu a grandeza como um pregador evangelista americano, diretor de uma faculdade e revivalista. Como pastor de uma das maiores da Nova Inglaterra, mais rico, e congregações mais socialmente conscientes, Edwards teve uma percepção rara das necessidades do seu rebanho. Ele também tinha um coração de grande ternura por sua saúde espiritual.
     Vamos para a floresta, onde Edwards está sozinho com seu Deus. Vamos rastejar acima atrás daquela árvore velha e ouvir sua oração quebrada:
“Eu me sinto uma ardência da alma para ser. . . esvaziado e aniquilada, para se deitar na poeira e ser cheio de Cristo, amá- lo com um amor santo e puro, a confiar Nele, para viver nele, e para ser perfeitamente santificado e puro com uma pureza divina e celestial”.
     Quando Jonathan Edwards "pronunciado" no Espírito, o rosto sem expressão, a voz sonora, a roupa sóbria foram esquecidos. Ele não era nem um estúpido nem preguiçoso. Sua intenção na oração era ser dedicado em manejar bem a palavra da verdade. Mas ao fazê-lo, Edwards era inflamado no Espírito. No entanto, para ele, o sensacionalismo era um anátema.
     Jonathan Edwards respirava e inalava o temor do Senhor. “Bolsa de estudos em chamas para Deus é a minha mente a oitava maravilha do mundo”.
       A língua de Edwards deve ter sido como uma espada afiada de dois gumes para os seus ouvintes atentos. Suas palavras devem ter sido tão doloroso para os seus corações e consciências como a queima de metal na carne. No entanto, os homens atendiam, arrependeram-se e foram salvos.
      Edwards ardia com ira santa. Impermeável a quaisquer conseqüências de tal gravidade, ele trovejou estas palavras de seu púlpito: "O arco da ira de Deus é dobrado, e suas setas preparado na corda. Justiça aponta a flecha para seu coração e Cordas do arco. Não é nada, mas o simples prazer de Deus (e de um Deus irado, sem qualquer promessa ou obrigação em tudo) que mantém a seta um momento de ser embebedaram com seu sangue".
      Para proferir a verdade assim com lágrimas e ternura leva um homem ungido e, portanto, sem medo e compassivo. Mas nos corações e mentes dos ouvintes também deve ter havido alguma graça proveniente no trabalho. Além disso, os homens teriam se rebelado nesta varredura do poder em suas almas. Como era antes de furacão espiritual Edwards ', a multidão entrou em colapso. Algumas caíram sobre a terra, com os seus rostos. Outros, com cabeças inclinadas, agarraram-se sobre as ombreiras do templo como se tivesse medo de cair nas profundidades mais baixas do inferno.
      Edwards também foi parente de alma de George Whitefield, seu contemporâneo. 
     Foi o poderoso americano, Jonathan Edwards, provocado pelo apóstolo Inglês, Whitefield?
     Será que os trovões da alma vibrante de Whitefield invadiram a Nova Inglaterra, com suas pregações ao ponto de perturbar e desafiar a normalidade da vida do pregador Edwards? Esta não é uma pergunta retórica. Ele não pode ser respondida completamente, mas contém mais do que um grão de verdade. Sabemos que depois de conhecer o jovem George Whitefield, Jonathan Edwards mudou seu estilo de anotações de seus sermões.
     Mas, aprouve ao Senhor marginalizar Edwards a um pequeno pastorado em Stockbridge, Massachusetts. Esse banimento veio por causa de sua diferença com um Mr. Stoddard, que havia administrado a Ceia do Senhor para alguns que não tinha feito confissão pública de sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Mas, na sua reclusão, a mente brilhante Edwards (o temor do Senhor) tomou asas. Seu pensamento incubado veio para o nascimento. Assim, ele poderia ter dito ao Sr. Stoddard o que José disse a seus irmãos: “Vós planejaram o mal contra mim; mas Deus o tornou em bem”.
      O Senhor voltou-se a ira do homem para louvá-Lo, pois nessa época a alma Edwards tem a medida de “palavras”. De sua pena corria o melhor de seus escritos. Edwards dorme, mas sua mensagem ainda fala. A lei divina do Salmo 126: 6 nunca foram nem nunca pode ser revogada: “Aquele que sai chorando, levando a preciosa semente, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.
      A alma de Edwards ardia pelo Senhor ele clamava: "Ó Senhor dos exércitos, transformar-nos de novo; que a tua face brilhe sobre nós, e seremos salvos".
    “... então entenderas o temor do Senhor, e acharas o conhecimento de Deus”. (Provérbios 2: 5).
       Podemos definir o temor do Senhor com a vida de Jonathan Edwards e Max Jukes.
      Max Jukes, o ateu, viveu uma vida sem Deus. Ele se casou com uma filha de ímpio, e a partir da união houve 310 que morreram como indigentes, 150 eram criminosos, 7 eram assassinos, 100 estavam bêbados, e mais da metade das mulheres eram prostitutas. Seus 540 descendentes custaram ao Estado um e um quarto de milhão de dólares.
   Jonathan Edwards. Ele viveu no mesmo tempo que Max Jukes, mas ele se casou com uma jovem piedosa. Uma investigação foi feita de 1.394 descendentes conhecidos de Jonathan Edwards, dos quais 13 se tornaram presidentes de faculdade, 65 professores universitários, 3 senadores dos Estados Unidos, 30 juízes, 100 advogados, 60 médicos, 75 oficiais do exército e da marinha, 100 pregadores e missionários, 60 autores de proeminência, um vice-presidente dos Estados Unidos, 80 tornou-se funcionários públicos em outras capacidades, 295 graduados universitários, entre os quais estavam os governadores dos estados e dos ministros para países estrangeiros. Seus descendentes não custaram ao Estado um único centavo.
     “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve”. (Malaquias 3: 18). Pastor Elias Fortes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário